terça-feira, 9 de novembro de 2010

Capacetes femininos

Se você anda de Moto, precisa ter um bom Capacete. Independente do valor da sua moto, um bom capacete para mulher vai muito além do selo do Inmetro e da cor ROSA. Saiba tudo sobre capacetes a seguir.

Primeiro, um pouco sobre as normas: O selo do Inmetro garante apenas que o capacete está em conformidade com a norma NBR 7471, que é a que regula a resistência mínima dos capacetes para uso em motocicleta, porém, essa norma é muito abrangente e praticamente qualquer capacete, por pior que seja, é aprovado. Além disso, a norma não trata da qualidade do revestimento interno e acabamento geral, e isso é muito importante. Já norma DOT me parece ser muito melhor, pois ela propõe muito mais itens de qualidade e segurança ao capacete. Sempre que você ver um capacete com o selo DOT, pode comprar sem medo.
Infelizmente, o valor do capacete é um grande indicador da qualidade dele. Geralmente, quanto mais caro, melhor ele é. Mas isso não é uma regra, pois existem alguns modelos de custo médio e que apresentam boa qualidade e acabamento. Só não espere qualidade em um capacete de R$ 100,00. Isso não existe.
Para um capacete ser considerado bom, o seu casco deve ser feito em plástico injetado (ABS), fibra de vidro, fibra de carbono ou fibras compostas (fibras de vidro e de carbono). Capacetes em plástico simples, com soldas, não têm boa proteção e se quebram facilmente.
A viseira deve ter pelo menos 2mm de espessura, feita em acrílico ou policarbonato. Existem viseiras de até 4mm de espessura, e quanto mais espessa, mais resistente ela é, e mais cara também. Alguns capacetes tem trava de viseira, que permite manter a viseira fechada (e travada), impedindo que ela se abra “acidentalmente”. Isso só acontece acima de 200 km/h, então se você pretende andar BEM rápido, compre um capacete com essa trava.
Trava de Viseira
Trava de Viseira
O acabamento interno é muito importante. Ele deve ser confortável, de tecido anti-alérgico. Não pode apertar muito a sua cabeça, mas também não pode ficar folgado. Tem que ser justo suficiente para você virar a cabeça rapidamente e o capacete virar junto com ela. Alguns capacetes oferecem um acabamento em couro por baixo, tanto nas espumas que ficam nas laterais, quanto em baixo do queixo. Isso melhora o conforto térmico e deixa ele mais silencioso.
Shark S800 por baixo
Shark S800 por baixo
O capacete também não pode ser muito pesado, pois se for, cansa rapidamente o pescoço. O peso máximo que eu considero em um capacete é 1600 gramas, sendo que já existem modelos de 1300 gramas. Mas é bom prestar atenção, pois é fácil para um Ebf pesar 1300 gramas, afinal, ele não tem NADA além de um casco ruim e um isopor fino como acabamento interno. Um bom capacete, que atenda a todos os critérios de segurança necessariamente carrega muitos itens e para ele pesar 1300 gramas é um verdadeiro milagre da tecnologia. Por isso geralmente custam caro. Essa regra do peso vale apenas para capacetes fechados ou escamoteáveis!

Capacetes abertos

Capacete Aberto - Não, obrigada!
Capacete Aberto - Não, obrigada!

Eu NÃO recomendo o uso de capacetes abertos, e o motivo é simples: Não protegem o rosto. Se você gosta do seu rosto, use um capacete fechado. Manter-se viva é ótimo, mas se puder manter o rosto intacto, melhor ainda!

Alguns modelos de capacete

Percebeu que até agora não falei da cor? Pois é, a cor é o último critério a ser usado na escolha do capacete. E por favor, não compre um capacete completamente rosa, sem desenho algum. Compre um capacete com mais personalidade!
Abaixo seguem alguns modelos que eu conheço e recomendo.
SHARK S800 Fever, Butterfly, Fantasy ou Zephyr
Shark S800 Zephyr e Fantasy
Shark S800 Zephyr e Fantasy
Eu tenho um S800, que usei até ficar muito velho. É o melhor capacete que tive até hoje. Ele é meio caro (R$ 1.000,00), mas vale à pena. Além de ser um capacete muito seguro, ele é silencioso e bonito. O casco é em ABS e a viseira é de 2.2mm. O acabamento é de primeira, com couro na parte interior das espumas internas e do queixo. A cinta jugular é de engate rápido e pode ser usada com luvas, que deixa o uso ainda mais prático. O modelo S800-S é igual, só que possui uma sobreviseira fumê, que é útil para reduzir a luminosidade em dias de muito sol, ao passo que pode ser simplesmente levantada quando o dia ficar mais escuro, ou para pilotar a noite.
Shark S800-S Fever Wop, KSA e Kop
Shark S800-S Fever Wop, KSA e Kop

Shark S800-S Butterfly Azul e Rosa
Shark S800-S Butterfly Azul e Rosa

Só evite comprar capacetes com a pintura fosca, pois ela descasca e fica horrível. O meu é o GRRRR, não é um modelo feminino e tem a tal pintura fosca.
Dica: Na MotoBR tem o S800 Fever, nas 3 cores, por R$ 839,00! Clique e compre, pois está barato!Suomy Vandal Dream
Suomy Vandal Dream
Suomy Vandal Dream
Esse certamente será o meu próximo capacete. Ele tem acabamento excelente, viseira de 2mm com trava (minha moto só chega a 90 km/h, mas a próxima…), casco em fibra de vidro, bem leve. E o grafismo eu adoro. Mesmo tendo um pouco de rosa, acho lindo! Custa R$ 1.700,00.
LS2 FF350 Stardust
LS2 FF350 Stardust
LS2 FF350 Stardust

É uma boa opção para quem quer gastar um pouco menos. Por R$ 400,00, esse capacete é bonito, tem casco em ABS e viseira de 2mm.Shark S650 Ikebana
Shark S650 Ikebana BBB e KRY
Shark S650 Ikebana BBB e KRY

Eu tenho um destes hoje. Ele é mais barato que o S800 (R$ 700,00), mas não é tão bom. Apesar de usar a mesma viseira de 2.2mm e o casco ser bem parecido (em ABS), o acabamento interno é inferior, fazendo o barulho do vento ficar mais alto. As entradas de ar reguláveis, em plástico, também são inferiores, e exigem cuidado no manuseio. Por último, a cinta jugular é a tradicional de duas argolas, e só pode ser usada sem as luvas. Eu tenho o modelo Frame, com grafismos em branco e preto, e comprei para fazer parzinho com o do Daniel, que é igual. É um bom capacete, vale o que custa.Bieffe SI Blast
Bieffe SI Blast Rosa
Bieffe SI Blast Rosa

Para quem não quer gastar muito, por pouco menos de R$ 300,00 é possível comprar esse capacete que tem casco em ABS e viseira de 2mm. O acabamento é mais simples, mas suficiente para rodar com segurança pelas ruas. O diferencial aqui é o preço mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário