Primeiro, um pouco sobre as normas: O selo do Inmetro garante apenas que o capacete está em conformidade com a norma NBR 7471, que é a que regula a resistência mínima dos capacetes para uso em motocicleta, porém, essa norma é muito abrangente e praticamente qualquer capacete, por pior que seja, é aprovado. Além disso, a norma não trata da qualidade do revestimento interno e acabamento geral, e isso é muito importante. Já norma DOT me parece ser muito melhor, pois ela propõe muito mais itens de qualidade e segurança ao capacete. Sempre que você ver um capacete com o selo DOT, pode comprar sem medo.
Infelizmente, o valor do capacete é um grande indicador da qualidade dele. Geralmente, quanto mais caro, melhor ele é. Mas isso não é uma regra, pois existem alguns modelos de custo médio e que apresentam boa qualidade e acabamento. Só não espere qualidade em um capacete de R$ 100,00. Isso não existe.
Para um capacete ser considerado bom, o seu casco deve ser feito em plástico injetado (ABS), fibra de vidro, fibra de carbono ou fibras compostas (fibras de vidro e de carbono). Capacetes em plástico simples, com soldas, não têm boa proteção e se quebram facilmente.
A viseira deve ter pelo menos 2mm de espessura, feita em acrílico ou policarbonato. Existem viseiras de até 4mm de espessura, e quanto mais espessa, mais resistente ela é, e mais cara também. Alguns capacetes tem trava de viseira, que permite manter a viseira fechada (e travada), impedindo que ela se abra “acidentalmente”. Isso só acontece acima de 200 km/h, então se você pretende andar BEM rápido, compre um capacete com essa trava.
O acabamento interno é muito importante. Ele deve ser confortável, de tecido anti-alérgico. Não pode apertar muito a sua cabeça, mas também não pode ficar folgado. Tem que ser justo suficiente para você virar a cabeça rapidamente e o capacete virar junto com ela. Alguns capacetes oferecem um acabamento em couro por baixo, tanto nas espumas que ficam nas laterais, quanto em baixo do queixo. Isso melhora o conforto térmico e deixa ele mais silencioso.
O capacete também não pode ser muito pesado, pois se for, cansa rapidamente o pescoço. O peso máximo que eu considero em um capacete é 1600 gramas, sendo que já existem modelos de 1300 gramas. Mas é bom prestar atenção, pois é fácil para um Ebf pesar 1300 gramas, afinal, ele não tem NADA além de um casco ruim e um isopor fino como acabamento interno. Um bom capacete, que atenda a todos os critérios de segurança necessariamente carrega muitos itens e para ele pesar 1300 gramas é um verdadeiro milagre da tecnologia. Por isso geralmente custam caro. Essa regra do peso vale apenas para capacetes fechados ou escamoteáveis!
Capacetes abertos
Eu NÃO recomendo o uso de capacetes abertos, e o motivo é simples: Não protegem o rosto. Se você gosta do seu rosto, use um capacete fechado. Manter-se viva é ótimo, mas se puder manter o rosto intacto, melhor ainda!
Alguns modelos de capacete
Percebeu que até agora não falei da cor? Pois é, a cor é o último critério a ser usado na escolha do capacete. E por favor, não compre um capacete completamente rosa, sem desenho algum. Compre um capacete com mais personalidade!Abaixo seguem alguns modelos que eu conheço e recomendo.
SHARK S800 Fever, Butterfly, Fantasy ou Zephyr
Eu tenho um S800, que usei até ficar muito velho. É o melhor capacete que tive até hoje. Ele é meio caro (R$ 1.000,00), mas vale à pena. Além de ser um capacete muito seguro, ele é silencioso e bonito. O casco é em ABS e a viseira é de 2.2mm. O acabamento é de primeira, com couro na parte interior das espumas internas e do queixo. A cinta jugular é de engate rápido e pode ser usada com luvas, que deixa o uso ainda mais prático. O modelo S800-S é igual, só que possui uma sobreviseira fumê, que é útil para reduzir a luminosidade em dias de muito sol, ao passo que pode ser simplesmente levantada quando o dia ficar mais escuro, ou para pilotar a noite.
Só evite comprar capacetes com a pintura fosca, pois ela descasca e fica horrível. O meu é o GRRRR, não é um modelo feminino e tem a tal pintura fosca.
Dica: Na MotoBR tem o S800 Fever, nas 3 cores, por R$ 839,00! Clique e compre, pois está barato!Suomy Vandal Dream
Esse certamente será o meu próximo capacete. Ele tem acabamento excelente, viseira de 2mm com trava (minha moto só chega a 90 km/h, mas a próxima…), casco em fibra de vidro, bem leve. E o grafismo eu adoro. Mesmo tendo um pouco de rosa, acho lindo! Custa R$ 1.700,00.
LS2 FF350 Stardust
É uma boa opção para quem quer gastar um pouco menos. Por R$ 400,00, esse capacete é bonito, tem casco em ABS e viseira de 2mm.Shark S650 Ikebana
Eu tenho um destes hoje. Ele é mais barato que o S800 (R$ 700,00), mas não é tão bom. Apesar de usar a mesma viseira de 2.2mm e o casco ser bem parecido (em ABS), o acabamento interno é inferior, fazendo o barulho do vento ficar mais alto. As entradas de ar reguláveis, em plástico, também são inferiores, e exigem cuidado no manuseio. Por último, a cinta jugular é a tradicional de duas argolas, e só pode ser usada sem as luvas. Eu tenho o modelo Frame, com grafismos em branco e preto, e comprei para fazer parzinho com o do Daniel, que é igual. É um bom capacete, vale o que custa.Bieffe SI Blast
Para quem não quer gastar muito, por pouco menos de R$ 300,00 é possível comprar esse capacete que tem casco em ABS e viseira de 2mm. O acabamento é mais simples, mas suficiente para rodar com segurança pelas ruas. O diferencial aqui é o preço mesmo.
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